No dia 10/11, a partir de 13:30 h, através da plataforma Google Meet,  será realizado o XV Encontro Virtual, totalmente gratuito,  para atualização de alunos e ex-alunos  do curso de Especialização de Gerontologia e Geriatria Interdisciplinar e Serviço de Geriatria/ CRASI do HUAP e quaisquer pessoas interessadas. Conheça alguns dos palestrantes do evento, cuja inscrição pode ser efetuada através do link:

Yolanda Eliza Moreira Boechat

Médica formada pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (FTESM-RJ),Geriatra,especialista pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e credenciada pela Associação Médica Brasileira através da SBGG,Endocrinologista através de Residência Médica realizada no Hospital Geral de Bonsucesso em 1992, Mestrado em Doenças Infecciosas e Parasitárias(DIP) pela Universidade Federal Fluminense em 2002, Doutorado em Medicina, área de concentração Neurologia, pela Universidade Federal Fluminense em 2008 e Pós Doutorado pelo programa de Pós Graduação de Neurologia da UNIRIO(Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Professora de Geriatria do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense. Supervisora da Residência Médica em Geriatria desde 2009 e da Residência Multiprofissional – Área de Concentração – Atenção à Saúde do Idoso desde 2012 e Coordenadora do Serviço de Geriatria/Centro de Referência em Assistência a Saúde do Idoso(CRASI/PIGG) do Hospital Universitário Antonio Pedro da Universidade Federal Fluminense/Niterói – RJ.

Jano Alves de Souza

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1987), Residência Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Neurologia), mestrado em Medicina (Neurologia) pela Universidade Federal Fluminense (1995) e doutorado em Medicina (Neurologia) pela Universidade Federal Fluminense (2002). É Professor Adjunto de Neurologia da Universidade Federal Fluminense e coordenador do curso de Especialização em Gerontologia e Geriatria da  UFF.Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia, atuando principalmente nos seguintes temas: neurologia geral, cefaleia e cognição.

Marcos César Santos de Castro

Professor do Departamento de Medicina Clínica (Serviço de Pneumologia) da Universidade Federal Fluminense. Staff do Serviço de Pneumologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF – 2005) Pós-graduação em Pneumologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF – 2008) Mestrado em Ciências Médicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF – 2012). Pós-graduação em Medicina do Trabalho (2015). Doutorado em andamento no Curso de Pós-graduação em Ciências e Biotecnologia da Universidade Federal Fluminense. (Texto informado pelo autor)

Doralice das Graças De Melo Calvo

Graduação em Terapia Ocupacional pela Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Mota (1985).  Especialização em Neurociências Aplicada a Longevidade – IPUB- UFRJ 2011 . Especialização em Geriatra e Gerontologia Interdisciplinar UFF 1999 e Mestre em em Ensino na Saúde: Formação Docente Interdisciplinar para o SUS pela UFF. Terapeuta ocupacional da Universidade Federal Fluminense exercendo suas funções no Serviço de Geriatria, CRASI- HUAP, onde atua na área de gerontologia com atendimento individual e em grupo a idosos com comprometimento cognitivo leve, síndrome demencial e alterações de comportamento. Coordenação do módulo pratico da Sala de Espera do Curso de Especialização em  Gerontologia e Geriatria  Interdisciplinar da UFF. Terapeuta Ocupacional do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Ministério da Saúde RJ onde atua na área de reabilitação funcional da mão . Exerce também atividade de preceptoria no curso de Aperfeiçoamento Multiprofissional do INTO na área de Terapia Ocupacional.Experiência na atuação da Terapia Ocupacional nas áreas de neurologia,saúde mental,reabilitação funcional da mão, traumato ortopedia e gerontologia.

Paula Valéria de Oliveira Terra

Possui graduação em SERVIÇO SOCIAL pela Universidade Federal Fluminense (1997) e MESTRADO em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012). Atualmente é Assistente Social da Faculdade de Medicina da UFF atuando no Centro de Referência em Atenção à Saúde do Idoso CRASI-HUAP e na Pós-Graduação em Gerontologia e Geriatria Interdiciplinar. Participou da equipe multiprofissional da Comissão PcD do SiSu de 2017.2 a 2019.2. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Ações socioeducativas, Idoso, Família e PcD, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos sociais, serviço social, família.

Yeda Aparecida de Oliveira Duarte

Graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP (1982), mestrado (1996) e doutorado (2001) em Enfermagem pela Universidade de São Paulo – área:Gerontologia. Pós Doutorado em Epidemiologia pela Faculdade de Saúde Pública da USP com estágio no Sealy Center on Aging – University of Texas Medical Brunch (2005). Professora Associada (MS5) da Universidade de São Paulo, docente da Escola de Enfermagem e da Faculdade de Saúde Pública da USP. Atualmente é coordenadora do Estudo SABE Saúde, Bem – Estar e Envelhecimento, estudo longitudinal de múltiplas coortes sobre as condições de vida e saúde dos idosos residentes no Município de São Paulo, estudo temático FAPESP atualmente com 20 anos de acompanhamento; Coordenadora do NAPSABE (Núcleo de Apoio à Pesquisa – SABE). Coordenou o Inquérito Nacional das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) vinculadas ao SUAS (2015-2019) financiado pelo Ministério da Saúde. Coordenou o Estudo longitudinal sobre os determinantes de fragilidade em pessoas idosas em velhice avançada. Coordenou o Programa de Residência em Enfermagem – Saúde do Adulto e do Idoso de 2015 a 2019. Criou o Primeiro Curso de Bacharelado em Gerontologia da Universidade de São Paulo em 2005 sediado na Escola de Artes, Ciências e Humanidades – EACH.. Tem experiência na área de Geriatria e Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: idosos, Estudo SABE, envelhecimento, cuidadores e gerontologia.

Será emitido certificado para os previamente inscritos e cuja participação for confirmada durante o evento,  o que também servirá como pontuação para o processo seletivo de admissão ao curso de Especialização, turma 2022. 

Skip to content